quinta-feira, 22 de março de 2012

Como se tornar uma boa líder em seu ambiente de trabalho?



O mercado de trabalho está cada vez competitivo e exigindo mulheres mais qualificadas. Às vezes, porém, falta para algumas a capacidade de se tornar uma boa líder. Por isso, selecionamos algumas dicas que Othamar Gama Filho, consultor em Gestão de Pessoas, Carreiras, Marketing de Comportamento no Trabalho e Retenção de Talentos, escolheu como as principais para se tornar uma boa líder:

1. Transmita conhecimento


Uma das coisas mais importantes hoje em dia é você saber preparar as pessoas e conseguir transmitir conhecimento. Muitas pessoas gostam de se sentir importantes e, desse jeito, se sentem insubstituíveis. "Nisso há um pequeno ponto. Ao mesmo tempo em que essa pessoa se acha insubstituível, também não é mais promovível", observa o consultor.

Para você crescer no seu ambiente de trabalho é preciso ter a capacidade de criar sucessores e desenvolver pessoas para que, assim, você possa continuar crescendo. Dessa forma, outras pessoas vão poder assumir seu cargo. "Um dos principais fatores para você crescer no trabalho é criar sucessores e ser capaz de ensinar as pessoas", garante.

2. Aprenda a delegar


Aprenda a delegar as funções. Já que você está criando sucessores, confie neles, deixe que essas pessoas façam do jeito delas e não tente controlá-las. "Existem muitos gestores que ficam olhando por cima do ombro vendo se está fazendo exatamente como pediu. Dê liberdade para essas pessoas agir", observa Othamar.

3. Boa comunicação


Seja capaz de se comunicar com eficiência. Mostre aos seus colaboradores a sua visão de futuro. Converse com essas pessoas para saber as ambições que elas têm. Transmita uma visão inspiradora do trabalho que elas estão fazendo e onde desejam chegar a curto e longo prazo.

4. Pontos fracos e fortes


Busque identificar os pontos fracos e fortes dos seus colaboradores para saber explorar ainda mais esses pontos fortes. "As pessoas passam muito mais tempo procurando desenvolver características que não têm ao invés de focar os pontos fortes daquela pessoa. Lembre-se que as pessoas não são perfeitas", garante o consultor. Nunca superestime ou subestime a capacidade das pessoas. Seja realista e veja em você também seu ponto forte e fraco.

5. Conheça a si mesma
O que é liderança para você? "Existe um estereótipo de que o líder precisa ser igual ao Obama, carismático, saber falar bem e inspirar as pessoas, mas liderança tem muito pouco a ver com a própria pessoa e muito mais a ver com a forma com que você lida e dirige as outras pessoas", afirma o consultor de RH. Conheça a si mesma com a mente aberta e tirando as defesas para que você possa fazer uma autoanálise crítica de vez em quando. E saiba receber feedbacks e críticas para você crescer.

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/carreira/artigo.aspx?cp-documentid=31843012

Nenhum comentário:

Postar um comentário