segunda-feira, 9 de abril de 2012

Acerte no visual e se saia bem durante a entrevista de emprego

Além da qualificação profissional, um look adequado pode ajudar você a garantir a vaga de emprego que busca. Ao invés de escolher as primeiras peças que avistar no ármario, procure roupas que se adequem ao perfil da empresa à qual está se candidatando. “Assim você transmite profissionalismo e comprometimento, demonstra que entende sua área de ocupação, a identidade corporativa da empresa e os valores dela”, ressalta a consultora de imagem Ilana Berenholc.
Para acertar em cheio na escolha do figurino, investigue de antemão o perfil da companhia. “Consulte alguém que trabalhe na empresa, caso conheça algum funcionário. Ou, então, faça uma visita prévia ao estabelecimento, para ver como as pessoas se vestem. Consulte também o site da empresa, para sentir o grau de formalidade esperado”, recomenda a consultora.
É importante lembrar que só a roupa não vai garantir a vaga de emprego. Cada atitude é avaliada desde a sua chegada à entrevista. “Entre de forma segura, peça licença para se sentar e sorria sem exageros. Cumprimente o recrutador com um aperto de mão firme e mantenha uma boa postura. Demonstre segurança e conhecimento. Não fale de mais, nem de menos”, ensina a consultora. Um preparo prévio também é fundamental. “Programe-se para chegar 15 minutos do horário agendado e antes da entrevista, estude a empresa e saiba como falar sobre seus pontos fortes e diferenciais”, completa a especialista.

Com as dicas da consultora de imagem, saiba o que vestir de acordo com o seu perfil profissional.

Executivo:
“Na maioria dos casos, a política de vestuário das empresas tende a ser formal ou conservadora. Por isso, terno e gravata ainda são esperados. No entanto, use um estilo formal contemporâneo e cuide para não usar terno e gravata ultrapassados, que transmitirão uma imagem antiquada. Os acessórios são fundamentais: um bom relógio não esportivo e um par de sapatos de boa qualidade.”

Administrativo: “Se a empresa exigir formalidade, vale o mesmo raciocínio do executivo. Agora, se a empresa não for formal, uma calça social com camisa são indicadas. Um blazer pode trazer um tom de responsabilidade sem a formalidade do terno.”

Profissional de Comunicação: “Aqui um estilo mais descontraído geralmente é permitido. Combine um par de jeans em ótimo estado com uma camisa com bom caimento usada por dentro da calça e um par de sapatos de amarrar ou mocassins de camurça. Um tênis de couro moderno também é bacana.”

Profissional de Vendas: “Aqui, se o terno não for exigido, a calça social com camisa são indicadas, combinadas também com um blazer.”
Estagiário: “Tudo vai depender da formalidade da empresa. Em geral, se a empresa é formal e a área de estágio tem contato com o público, o traje é o terno. Caso contrário, calça social e camisa.”
Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário