quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como deixar a insegurança de lado quando o assunto é carreira

Quantos projetos você deixou de apresentar ao seu chefe porque achou que eles não seriam aprovados? E aquela ideia de montar seu próprio negócio que você engavetou há muito tempo porque não tinha certeza de que sua empresa decolaria? O medo é um sentimento que paralisa, impede a pessoa de avançar. Segundo a psicoterapeuta e autora do livro “Autonomia para vencer”, Claudia Riecken, é preciso se livrar desse tipo de postura. “Simplesmente tomar a decisão de se livrar do medo e da culpa por não ter ido adiante”, arremata. Para isso, ela separou algumas dicas.
Criando coragem - “É preciso entender que coragem não é ausência de medo. Prepare-se, examine-se, cheque seus recursos e visualize resultados favoráveis conquistados anteriormente. Colecione pequenas vitórias diárias, para treinar essa coragem. A autoconfiança esmagadora, aquela que traz bons resultados, surge de treinos menores”, garante.
Lidando com as rejeições - “É fundamental lidar com as rejeições com o máximo de paciência. Tenha certeza de que não é o fim do mundo, se algum projeto seu não foi aprovado. Evite a saída mais fácil, que é colocar a culpa nos outros ou nas circunstâncias. Pense que nada é por acaso. Talvez, no futuro, você perceba que foi o melhor para você naquele momento. Além disso, tenha em mente que qualquer passo rumo à mudança traz riscos para um profissional, independentemente de sua área, ainda que seja receber um ‘não’ como resposta. Chore, desabafe, mas fuja do descontrole emocional.”
Mudando os rumos - “Acho positivo ter metas como terminar uma pós-graduação ou aprender um idioma, conseguir um nível de remuneração ‘x’, viajar, etc.. Mas não se atenha a isso. Se, de repente, você mudar suas crenças e sonhos, aposte e deixe a vida levá-la um pouco. Além disso, não mudar de rumo é que pode ser arriscado, afinal quem fica parado é poste. Acredito que a oportunidade de ter novas experiências é muito positiva.”
Reduzindo as cobranças - “Ao se deparar claramente com o que quer, não se cobre tanto para conseguir aquele resultado. A pessoa deve ser camarada de si mesma. Procure equilibrar exigência e recompensas, ser bruta com você só piora”, finaliza Riecken.
Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário