quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pilates, uma opção de atividade física na gravidez

A gravidez é uma das fases mais bonitas pela qual a mulher passa. São nove meses de felicidade pela vida que está sendo gerada, mas também de muita ansiedade e cuidados. Para ajudar a futura mamãe a passar por tudo isso sem muitos problemas a atividade física, desde que acompanhada por um profissional, pode ser uma grande aliada.
Uma modalidade que tem sido muito difundida nos últimos anos e que pode ser praticada por mulheres grávidas é o Pilates, um sistema completo de exercícios criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates. O método destaca-se pela integração do corpo, mente e espírito, utilizando exercícios em aparelhos e equipamentos que atendem à necessidade dos praticantes. É considerado por especialistas e praticantes como o método mais eficiente de condicionamento físico da atualidade.
A fisioterapeuta e especialista em Pilates, Roberta Galvão Rossetti de Oliveira, explica que no caso das gestantes, o Pilates pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos. “Os exercícios melhoram a concentração, a postura, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Com isso, o método irá auxiliar na prevenção de dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço.”
Entre os benefícios do Pilates estão o trabalho da respiração, que otimiza os padrões respiratórios inadequados, melhorando a sensação de cansaço, além de ativar os músculos do tronco e abdômen que trabalham quando respiramos profundamente, melhora a consciência corporal que além de corrigir a postura ajuda a acalmar. E ainda, o fortalecimento do assoalho pélvico, melhorando a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto, melhora a circulação, auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto, previne incontinência urinária por esforço, apóia os órgão da pelve, previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas e promove a estabilidade da musculatura postural. Além de melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo, principalmente dos membros inferiores, prevenindo câimbras e inchaço.
Além disso, o Pilates contribui para o fortalecimento da musculatura abdominal e otimização da postura, já que durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que por sua vez conduz alterações posturais típicas da gravidez.  


Confira essa matéria na íntegra na revista Especial Mulher!
Informações para a mulher moderna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário