sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ser mãe




A vida começa a se desenvolver dentro de nós rapidamente e a  expectativa vai aumentando na medida em que nossa barriga cresce.
Carregamos nosso bebe o tempo todo para onde quer que a gente vá. Conversamos, brincamos, pensamos e haja expectativa... menino ou menina? Vai nascer bem? Tudo perfeito?
Uma relação tão íntima não existe em outra fase da vida que não seja a gravidez!
Ai vem o parto do primeiro filho e derrepente, da noite para o dia somos mães.
Nosso bebe é tão frágil, tão dependente, sua única e convenhamos potente defesa, é o choro. Vêm as noites mal dormidas, o choro..... não saber o que o bebe está sentindo...., o peso da responsabilidade, pois um filho é para sempre.....
Somos preparadas para a gravidez e parto, mas não somos preparadas para ser mãe.  A questão é que não nascemos mães. Não existe um manual ou um receituário do ser mãe.
Os dias, meses e anos vão nos moldando e transformando em mães e também em pais. É uma incessante viagem de descobrimento de quem somos, de nossas limitações, mesquinhez, grandezas e desprendimentos.
Acredito que para a maioria de nós é fascinante ver o crescimento, desenvolvimento e as pessoas que nossos filhos vão se tornando.
Neste processo o errar faz parte e por mais empenhadas, dedicadas, preocupadas, efetivamente não podemos garantir o rumo final de  nossos filhos, que crescem e pegam a sua vida em suas próprias mãos e vão viver àquilo que almejam.
Podemos orientar, direcionar, forçar, mas nossos filhos serão um dia  independentes, adultos que irão cuidar de seu próprio destino.
Recebemos essas almas sob nossa guarda por um tempo determinado até que possam caminhar sozinhos pela vida, mas nossos filhos pertencem ao mundo!
Ser mãe não é padecer no paraíso como se diz popularmente. Ser mãe é um eterno aprendizado de quem somos e de quem são nossos filhos. Uma viagem enriquecedora, uma experiência que nos transforma para sempre.
Feliz Dia das Mães!
Por: Flavia de Queiroz Hesse
Fonte:wmulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário